A chegada do hub da Air France/KLM e Gol ao Ceará levará mais turistas ao destino. E, ao mesmo tempo, leva o trade local a uma reflexão: como se preparar para este novo visitante? Por este motivo, a Secretaria de Turismo do Ceará realiza, no próximo dia 28 de junho, o seminário “Novos turistas, Novos desafios”. Voltado para empresários e profissionais do setor, o evento tem programação e terá importantes nomes nacionais e internacionais do mercado de turismo, negócios e ambiente digital.

“Com o aumento previsto na quantidade de visitantes – nacionais e estrangeiros – a expectativa é que haja um incremento no campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. Na hora que a gente mostra que tem mercado, ligação com o exterior e competitividade, as grandes empresas mundiais vêm pra cá. Precisamos aproveitar esse momento da melhor forma”, destacou o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

CONTEXTO

Com novos voos vindos de Paris e Amsterdam desde o início de maio e às vésperas de receber novos voos diretos de Frankfurt (Alemanha), Cidade do Panamá, Buenos Aires, Rosário e Córdoba (Argentina) e Miami e Orlando (EUA), a capital do Ceará é hoje um importante portão de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste.

A inauguração do centro de conexões da Air France/KLM/GOL no Aeroporto Internacional Pinto Martins em maio, consolidou Fortaleza como hub regional de voos nacionais e internacionais. Até o final de 2018, o Ceará terá 47 frequências semanais internacionais para 13 destinos.

O estado recebe atualmente cerca de 300 mil turistas estrangeiros por ano. Com os novos voos, a expectativa é de um aumento entre 60 e 70 mil visitantes internacionais por ano. Já em números domésticos, o hub deve ser responsável por um aumento de 1,5 milhão de passageiros/turistas ao ano.

DESAFIOS

Embora seja encarada com otimismo pelos setores público e privado, a nova realidade traz grandes desafios. Como lidar com este cenário, de mais turistas estrangeiros visitando o estado, com profissionalismo e qualidade? Como melhorar ainda mais a hospitalidade? Como gerar mais e melhores empregos a partir da evolução do turismo na região? Como trabalhar em conjunto para que o novo turista permaneça mais tempo e conheça mais destinos no Nordeste?

Desafios que ganham ainda mais relevância quando colocados ao lado da rápida mudança no perfil de compra do turista que – a partir de canais digitais cada vez mais eficientes – pode decidir sua viagem em apenas alguns cliques.

O EVENTO

O seminário contará com debatedores nacionais e internacionais, que atuam no mercado de países emissores de turistas para o Nordeste brasileiro e especialistas em mundo digital e vendas. Entre as presenças confirmadas estão Lisha Duarte, diretora de Marketing de Vendas do SeaWorld Parks & Entertainment, Bernardo Cardoso, do European Tourism Commision, a especialista em mundo digital Martha Gabriel e Joni Galvão, referência na técnica de contar histórias (storytelling), entre outros. A moderação será feita pelo ator, piloto e viajante Max Fercondini.

O evento terá tradução simultânea e será transmitido ao vivo pelo perfil da Secretaria do Turismo do Ceará no Facebook.